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PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

Conheça nosso PPP

O PPP é o instrumento balizador para o fazer educacional e por consequência expressa a prática pedagógica das instituições e dos cursos dando direção à gestão e às atividades educacionais.
O Projeto Político Pedagógico é mais do que a necessidade de responder a uma solicitação formal. É a reflexão e a contínua expressão de nossas ideias sobre a educação, sobre a teoria e a prática. Assim o PPP é construído no contexto de uma realidade complexa e sua estruturação revela as características das inter-relações existentes na instituição e no contexto social do qual faz parte.
Pensar no Projeto Político Pedagógico de uma instituição é pensar a construção de sua identidade e o que implica numa análise coletiva tanto da sua história quanto das direções intencionais que serão assumidas em função das definições tomadas pelo mesmo.
O Projeto Político Pedagógico do Colégio Estadual Profª Carmem Costa Adriano justifica-se pela necessidade de uma educação que permita ao educando desenvolver as capacidades para a participação social efetiva, tendo a visão de que a constituição da sociedade é um processo histórico-permanente. Sendo assim, é possível pensar sobre a ação política dos educadores.
Está pautado pelos princípios éticos, estéticos e políticos, onde todos sejam verdadeiramente reconhecidos e respeitados em sua dignidade humana e em suas diferenças; tenham a possibilidade de desenvolver as suas potencialidades; contribuam para que a autoridade, o saber, os bens naturais e dos produzidos pelo esforço comum estejam a serviço do crescimento e sejam partilhados coletivamente; tenham a liberdade e o direito de se associar; onde todos tenham a liberdade de pensamento, de expressão e consciência; tenham acesso ao conhecimento científico e recursos tecnológicos.
A escola não muda a sociedade, mas pode partilhar esse projeto com segmentos sociais que assumam os princípios democráticos, articulando-se a eles.
O projeto segue as orientações emanadas da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB nº 9394/96, das deliberações 016/99; 09/01; 02/02 03/02 entre outras que se fizerem necessárias e das orientações do Conselho Estadual de Educação e oportuniza’ aos alunos a apropriação do mesmo como instrumento para refletir e mudar sua própria vida, percebendo-se como cidadãos construtores da sua história.













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